quinta-feira, 29 de junho de 2017

TEMPLO DE ANGKOR WAT - Camboja

 
 
 
 
TEMPLO DE ANGKOR WAT
 
 
A cidade de Angkor, no Camboja, foi abandonada à selva depois de uma ocupação periódica como capital da civilização khmer, do século IX ao século XIII. O templo de Angkor Wat é um recinto num vasto local disperso por uma distância de cinquenta quilómetros de este para oeste.
 
Construído numa elevação e rodeado por um fosso artificial, o templo tem uma disposição simétrica em plataformas que sobem até à torre central de sessenta e cinco metros de altura. Longas colunatas ligam as torres em cada nível em anéis concêntricos de galerias rectilíneas.
 
Chega-se ao local passando o fosso, por uma calçada ladeada por figuras de pedra. As torres ascendentes representam o mundo espiritual e as casas dos deuses na montanha e foram provavelmente construídas em homenagem a divindades ancestrais.
 
Artefactos tirados do local e grandes secções moldadas dos edifícios do templo foram exibidas em Paris em 1867, anunciando uma grandiosa e desconhecida civilização rivalizando com as criações ocidentais da arquitectura clássica e gótica.

 
in “Arquitectura” – Neil Stevenson

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...