sexta-feira, 16 de junho de 2017

ROSA PARKS - Símbolo da luta anti-racista nos EUA

 
 
 
ROSA PARKS
(Tuskegee, EUA, 1913 – Detroit, 2005)

 
Activista na luta pelos direitos civis

Rosa Parks era uma costureira de 42 anos quando entrou para a história americana. No dia 1º de dezembro de 1955 ela estava num autocarro na cidade de Montgomery, Alabama, quando um homem branco exigiu que ela se retirasse do banco onde estava para ele se poder sentar.

Recusou sair, desafiando as regras que exigiam que pessoas negras se sujeitassem a abrir mão de seus lugares no transporte público para brancos. Com este acto, Rosa foi presa e multada.

A prisão da costureira desencadeou um boicote de 381 dias ao sistema de ônibus, organizado pelo pastor da Igreja Batista, Martin Luther King Jr.
Anos mais tarde, Luther King ganharia o Prêmio Nobel da Paz graças à sua luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.

Foram precisos 41 anos para que o governo americano reconhecesse o acto de Rosa e a premiasse com a "Medalha Presidencial pela Liberdade", em 1996. Em 1999 o Congresso americano outorgou-lhe a Medalha de Ouro, a mais alta honraria civil.

 
***
Palavras de Rosa Parks
"A verdadeira razão de eu não ter cedido meu banco no ônibus foi porque senti que tinha o direito de ser tratada como qualquer outro passageiro. Aguentamos aquele tipo de tratamento por muito tempo.»

 
 
 
 
in “Historianet” (excertos e adaptação)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...