sexta-feira, 2 de junho de 2017

LUIGI PIRANDELLO - Dramaturgo

 
 
 
LUIGI PIRANDELLO
(Agrigento, Itália, 1867 — Roma, 1936)
 
Dramaturgo, poeta e romancista
 
Estudou na Universidade de Roma e fez o doutoramento em Filologia Românica na Universidade de Bona, na Alemanha, em 1891.
Iniciou a sua carreira de escritor já em Roma e foi professor de Literatura Italiana.
Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1934. Ficou conhecido sobretudo como um grande inovador do drama moderno. De entre as suas peças destacam-se: O Prazer da Honestidade, Enrico IV, Seis Personagens à Procura de Autor, O Falecido Mattia Pascal, Para Cada Um a Sua Verdade, Máscaras Nuas, Vestir os Nus.
 
in “Infopédia”(excerto)
 
***
Palavras de Luigi Pirandello
“É próprio da natureza humana, lamentavelmente, sentir necessidade de culpar os outros dos nossos desastres e das nossas desventuras.”
 
O ENTENDIMENTO DAS ALMAS
 
As almas têm um modo especial de se entenderem, de entrarem em intimidade, de se tratarem, até, por tu, enquanto as pessoas ainda se sentem embaraçadas com o comércio das palavras, na escravidão das exigências sociais.
As almas têm necessidades próprias e aspirações próprias, que o corpo finge não reconhecer quando se vê impossibilitado de as satisfazer e de as traduzir em acções.
E de todas as vezes que duas pessoas comunicam entre si desta maneira, apenas como almas, se encontram a sós num qualquer lugar, experimentam uma perturbação angustiosa e quase um repúdio violento de todo e qualquer contacto material, um sofrimento que os afasta e que cessa de imediato logo que intervém uma terceira pessoa. Então, desvanecida a angústia, as duas almas aliviadas buscam-se reciprocamente e voltam a sorrir uma para a outra.
 
 
in “O Falecido Mattia Pascal”
 
 
 
 
 

 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...