quarta-feira, 21 de junho de 2017

FRANÇOIS DE MALHERBE - Poeta

 
 
 
 FRANÇOIS DE MALHERBE
(Caen, França,1555 - Paris, 1628)

Poeta e tradutor

Oriundo da magistratura protestante, frequentou as Universidades de Basileia e Heidelberga. Graças à protecção de Maria de Médicis será, a partir de 1605, o poeta oficial da corte.
Iniciando a sua carreira literária na peugada dos poetas da Plêiade, há-de, através de uma evolução lenta mas segura, caminhar para uma poesia impessoal, expressa numa forma pura e trabalhada, e técnica impecável, baseada na escrupulosa depuração da língua, na perfeição do ritmo e na harmonia da rima.
As suas formas expressivas foram o soneto, a ode, por ele arrancada ao esquecimento em que caíra depois de Ronsard, e o poema em estâncias regulares, cujo exemplo mais perfeito é a Consolation à M. du Périer.
Não menor do que a influência da sua poesia, aliás pouco quantiosa, foi a da teoria expressa nas notas lançadas à margem de um exemplar das obras de Desportes, reunidas depois por Recan no Commentaire sur Desportes.

in “Enciclopédia de Cultura”

 
***

 Por ocasião da morte da filha de um amigo, François de Malherbe escreveu o poema Consolation à Monsieur du Périer, do qual fazem parte os seguintesversos:

 
Mas ela pertencia a um mundo em que as mais belas coisas
têm vida curta e vã;
e, rosa, ela viveu o que vivem as rosas,
Uma breve manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...