sábado, 24 de junho de 2017

GIORGIONE - Pintor

 
 
 
GIORGIONE
(Castelfranco Veneto, Itália, 1477 - Veneza, 1510)

Pintor do Renascimento

Tão misteriosa e incerta como a sua vida é a sua obra: há notícia de 43 pinturas suas, perdidas; e são-lhe atribuídas umas dezoito, actualmente.
Se, porém, a sua obra é, hoje, muito reduzida, a sua importância é imensa, e bastaria A Tempestade ou O Concerto Campestre, tão imitado nos séculos seguintes, para elevar Giorgione ao primeiro plano da pintura europeia.
Os temas das suas composições são frequentemente misteriosos ou obscuros; talvez em resultado de nova compreensão do mundo oriental, já tentada por Bellini e Carpaccio, mas apenas o aspecto pitoresco.
O seu interesse pela natureza, desligado de quaisquer compromissos simbólicos, revela-se na maneira indefinida, romântica, com que pinta a paisagem, em que a atmosfera tem o papel predominante na obtenção da unidade da obra, e onde as figuras humanas, libertas de todo o aparato mitológico do Renascimento, aparecem desligadas de qualquer acção.
 

in “Enciclopédia de Cultura”
Imagem: auto-retrato (?)

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...