terça-feira, 20 de junho de 2017

SANTO ISIDORO DE SEVILHA

 
 
 
 
SANTO ISIDORO DE SEVILHA
(Cartagena, Espanha, 560 - Sevilha, 636)

Teólogo, historiador, erudito e filósofo

Considerado o derradeiro padre da Igreja Ocidental e a primeira personalidade marcante da Igreja da Alta Idade Média espanhola, sendo indiscutivelmente não só a individualidade mais proeminente da Igreja visigoda mas, também, um dos homens mais cultos da sua época, reunindo nas suas obras todo um conhecimento enciclopédico que inclui informação sobre todas as matérias conhecidas no seu tempo, com particular destaque quer para história sagrada, quer profana, citando inúmeros autores quer antigos – sobretudo romanos -, quer seus contemporâneos.
Reuniu também uma excepcional biblioteca, considerada a mais importante da sua época. As suas obras haveriam de servir como referência obrigatória a gerações de eruditos ao longo de toda a Idade Média, influenciando decididamente toda a cultura medieval, sobretudo nos aspectos relacionados com a hermenêutica que a sua obra Etimologias – Originum sive Etymologiarum libri XX – é paradigmática. Esta obra notável – a que S. Braulio, por morte do autor, deu os retoques finais – reúne e sistematiza todo o saber da sua época, conceptualizando, estabelecendo analogias; lançando no futuro, resgatando já então do inexorável esquecimento, inúmeros nomes da cultura clássica – alguns dos quais temos hoje conhecimento apenas porque ele os nomeia e cita.

Em 1722 o Papa Inocêncio XIII proclama-o Doutor da Igreja Universal.

 

in “Didacta – Filosofia”


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...