quinta-feira, 10 de maio de 2018

AMBROSE BIERCE – Demissão sugerida


AMBROSE BIERCE
(Ohio, EUA, 1842 – 1913)
Escritor, crítico satírico, jornalista

***
Demissão sugerida

Verificando que o número de fiéis diminuía de domingo para domingo, um Ministro do Evangelho interrompeu o sermão a meio, desceu do púlpito, fez o pino e atravessou a nave central caminhando sobre as próprias mãos. Pôs-se novamente de pé, subiu ao púlpito e continuou o sermão sem aludir ao incidente. «De agora em diante», disse ele para consigo a caminho de casa, «vou ter mais audiência e menos ressonadelas.»

Na sexta-feira seguinte, no entanto, aguardavam-no os Pilares da Igreja para o informarem que, no intuito de uma melhor harmonização com a Nova Teologia e com vista a retirarem o máximo proveito dos modernos métodos de interpretação dos evangelhos, pensavam ser aconselhável introduzir algumas mudanças. Nesse propósito haviam mandado chamar o Irmão Jowjeetum-Fallal, nessa altura a actuar no circo Uplá. 

Compraziam-se igualmente em anunciar-lhe que o digníssimo cavalheiro havia sido impelido pelo Espírito a aceitar o chamamento e que no domingo seguinte partiria o pão da vida para os fiéis ou então o pescoço, na tentativa.
 


in “Esopo emendado & outras fábulas fantásticas”






Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...