sexta-feira, 18 de maio de 2018

ANTÓNIO RAMOS ROSA - A Poesia é um diálogo com o Universo



ANTÓNIO RAMOS ROSA
(Faro, Portugal,1924 – Lisboa, 2013)
Poeta,tradutor, desenhador

***

A Poesia é um diálogo com o Universo

É raro encontrar em Portugal estas grandes ondas de fraternidade que fazem, da solidão uma habitação humana e onde os câmbios espirituais frutificam em estímulos, orientações e obras. Tudo parece esgotar-se ao primeiro ímpeto, como se não houvesse tempo e um juízo final estivesse já à porta para nos impedir a paz, a serenidade e a confiança,sem as quais nada se pode realizar.

E depois, o poeta tem sempre um olho no homem prático e vive no inferno dum complexo de justificação, azedando até ao cerne da sua poesia onde tudo terá de ser alguma vez tranquilo e mudo para que floresça.

Há o medo ainda de que o chamem místico e, se dá em místico declarado, destempera nas grandes fórmulas ocas ou nas apóstrofes patéticas.

A poesia como exercício espiritual permanente é ainda alguma coisa que a maior parte dos poetas portugueses ignora, seja porque são assoberbados pelas condições miseráveis da sua vida, seja porque lhes atribuam uma primazia e uma fatalidade que elas espiritualmente não têm.

O poeta que faz versos raro se convence da seriedade do seu destino,sempre pronto às distracções da violência, às impulsões fugazes do instinto, às solicitações da glorieta local ou às subserviências de grupo.Se lhe dá para ser livre, brinca, asneia e cai na graçola torpe; se aceita a revolta, ei-lo bizarro, falsamente frenético, ocultista, com pretensões mágicas; se dá no lirismo, temos um conformismo piegas, uma doçura limitada,etc.etc…

Há uma inconvicção, uma fundamental insinceridade na maior parte dos que se dedicam à poesia (atesta-o um doloroso panoramazinho de plaquettes extremamente líricas e cantantes);o gosto de alinhar palavras ou rimas, o gosto das imagens independentes da necessidade interior, o gosto de agradar aos amigos, o gosto de ir para as antologias, o gosto simplesmente de ser publicado,que se fale de si, o gosto de escrever qualquer coisa, - e raro o gosto por uma meditação essencial, por uma procura da poesia, apaixonada e profundamente fraternal,e essa fidelidade interior que é a marca indefectível do poeta.



in “Árvore - Folhas de Poesia” – 1951 (excerto)






Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...