quarta-feira, 30 de maio de 2018

ISTVÁN ÖRKÉNY – A Morte do Actor


ISTVÁN ÖRKÉNY
(Budapeste, Hungria, 1912 –1979)
Escritor

***
Foi uma das figuras mais importantes da dramaturgia moderna húngara e um dos nomes mais célebres da literatura húngara no estrangeiro estando traduzido em vários idiomas. Os seus textos breves deixam ao leitor múltiplas interpretações sobre o seu sentido, e onde quase sempre se evocam situações banais fazendo uso de um humor fortemente satírico, procurando a crítica social e política.
                                      
***

A MORTE DO ACTOR

O popular actor Zoltán Zetelaki caiu desmaiado hoje à tarde numa travessa da Avenida Ülloi.

Foi levado pelos transeuntes à clínica mais próxima, onde se revelaram vãs todas as tentativas de reanimação, mesmo com as mais recentes conquistas científicas, tipo o pulmão de aço. O ilustre actor faleceu às sete e meia da tarde, depois de uma agonia prolongada: os seus restos mortais deram entrada no Instituto de Medicina Legal.

A despeito deste acontecimento trágico, a sessão da noite do Rei Lear decorreu sem problemas. Embora um pouco atrasado e notoriamente cansado no primeiro acto (teve de recorrer ao ponto várias vezes), Zetelaki retomou gradualmente o seu brilho e conseguiu interpretar a morte do rei com tanta convicção que o público lhe ofereceu uma salva de aplausos.

Depois foi convidado para um jantar, nas recusou dizendo:

- Hoje tive um dia difícil.




in “Histórias de 1 minuto”

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...