terça-feira, 8 de maio de 2018

COMO OS FILHOS PERVERSOS FORAM ENGANADOS



COMO OS FILHOS PERVERSOS FORAM ENGANADOS

Um homem já velho e muito rico, pensando estar à beira da morte, chamou os filhos e dividiu entre eles a sua riqueza. Entretanto, não morreu e viveu ainda longos anos, e anos infelizes foram muitos deles. Além da fadiga da idade avançada, tinha de suportar muitos abusos e crueldades de seus filhos.
Patifes, ingratos e egoístas!

Antes viviam competindo entre si, tentando agradar o pai na expectativa de receber mais dinheiro. Mas agora que já tinham recebidos as suas heranças, ansiavam apenas pelo dia em que ele se fosse definitivamente, isto é, quanto antes melhor. Ele agora era-lhes apenas um peso desnecessário e dispendioso. E não faziam nada para esconder isso, deixavam o pobre homem saber de seus sentimentos.

Um dia, ele encontrou um amigo e narrou-lhe todos os seus problemas. Muito compadecido, o amigo prometeu pensar sobre o assunto, avaliá-lo em breve e orientá-lo sobre o modo como agir. Assim fez. Alguns dias depois, veio visitá-lo, e colocou diante dele quatro sacos de pedras e cascalho.

“Veja bem, meu amigo”, disse ele. “Teus filhos saberão que estive aqui hoje, e vão fazer perguntas sobre isso. Você tem de fingir que eu vim para pagar-lhe um antigo débito e que agora é milhares de rupias mais rico do que supunha que fosse. Mantenha esses sacos em tua posse, e não deixe, em hipótese nenhuma, que teus filhos ponham as mãos neles enquanto você viver. Em breve verá a mudança de comportamento deles com você. Salve! Voltarei em breve para ver como você se saiu”.

Os filhos, depois que souberam do aumento da riqueza, passaram a ser atenciosos e amáveis com o pai, como nunca tinham sido antes. E assim continuaram até o dia em que ele morreu. Então, os filhos abriram vorazmente os sacos, e viram que eles só continham pedras e cascalho.



in” Contos de fadas indianos” – selecção de Joseph Yacobs
Imagem: pintura de Carl Spitzweg (1808 - 1885)





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...