terça-feira, 22 de maio de 2018

JOÃO VILLARET – Condecoração no Brasil


JOÃO VILLARET
(Lisboa, Portugal, 1913 - 1961)
Actor, encenador, declamador

***

Festa do Itamarati, na qual João Villaret foi condecorado pelo Governo Brasileiro com as insígnias do oficialato do “Cruzeiro do Sul”, em 27 de Julho de 1957.

A este propósito transcrevo as seguintes palavras de Villaret:

“Vou-lhes contar uma história minha passada no Brasil para mostrar o que é a mentalidade, o que é a simplicidade, o que é a graça brasileira. Na minha última estada no Brasil em 1957 – vou lá desde 1939 – foi-me conferida, pelo Governo da Nação Brasileira, o Oficialato do Cruzeiro do Sul. 

Eu recebi uma carta protocolar pedindo para passar no Ministério dos Negócios Estrangeiros, para receber essa condecoração. E fui. Alguns amigos meus quiseram fazer o favor de me acompanhar. Muitos portugueses, muitos brasileiros e eu senti-me muito rodeado nessa altura tão expressiva para mim.

Quando lá cheguei, o Ministro dos Estrangeiros que era então o Dr. Macedo Soares, recebeu-me com toda a sua amabilidade e na sala onde me ia ser dada a condecoração, mandou chamar todos os funcionários do Hitamarati para assistirem ao acto, o que profundamente me sensibilizou. 

Indaguei do protocolo – eu nunca sei muitas coisas de protocolo, devo dizer, nem de coisas oficiais, nem burocráticas – mas perguntei como é que devia agradecer.

Disseram-me que no final eu me dirigisse ao Ministro e fizesse o meu agradecimento. Assim se passou e no final, quando ia agradecer dizendo: Senhor Ministro, eu quero agradecer a V.Exª… ele volta-se para mim, e com a maior das simplicidades, diz-me assim: João Villaret, não agradeça, recite, para nós ouvirmos. Foi recitando três poemas que eu agradeci a condecoração que o Governo Brasileiro me dava: o primeiro, Camões, o segundo, Manuel Bandeira e o terceiro Olavo Bilac.

 1º - Aquela triste e leda madrugada…
 2º - Irene Boa
 3º - Soneto: Aos meus amigos.”




in “João Villaret – Sua Vida… Sua Arte…
Autor: Mário Baptista Pereira




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...