sexta-feira, 11 de maio de 2018

PEREGRINAÇÃO




PEREGRINAÇÃO

Quando vejo que do meio de todos estes perigos e trabalhos me quis Deus tirar sempre a salvo e pôr-me em segurança, acho que não tenho tanta razão de me queixar de todos os males passados, quanta tenha de Lhe dar graças por este só bem presente, pois me quis conservar a vida para que eu pudesse fazer esta rude e tosca escritura que por herança deixo a meus filhos (porque só para eles é minha intenção escrevê-la) para que eles vejam nela estes meus trabalhos e perigos da vida que passei no decurso de vinte e um anos, em que fui treze vezes cativo e dezassete vendido nas partes da Índia, Etiópia, Arábia Feliz, China, Tartária, Macáçar, Samatra e muitas outras províncias daquele oriental arquipélago dos confins da Ásia e a que os escritores chins, siameses, guéus, léquios, chamam em suas geografias, a pestana do mundo, como ao adiante espero tratar muito particular e muito amplamente. 

Daqui por um lado tomem os homens motivo de não desanimarem com os trabalhos da vida para deixarem de fazer o que devem, porque não há nenhuns, por grandes que sejam, com que não possa a natureza humana ajudada do favor divino, e por outro me ajudem a dar graças ao Senhor omnipotente por usar comigo da sua infinita misericórdia, apesar de todos os meus pecados, porque eu entendo e confesso que deles me nasceram todos os males que por mim passaram, e delas forças e o ânimo para os poder passar e escapar deles com vida.


in “Peregrinação” (excerto)

FERNÃO MENDES PINTO (Montemor-o-Velho, Portugal, 1510/14 - Almada, 1583), escritor, aventureiro, explorador







Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...