sábado, 25 de abril de 2020

AMÉLIA REY COLAÇO – Época angular



AMÉLIA REY COLAÇO
(Lisboa, Portugal, 1898 - 1990)
Encenadora, actriz, empresária teatral 

***
Amélia Rey Colaço

Descendente de aristocratas e artistas (o pai era o compositor Alexandre Rey Colaço, professor dos príncipes, a avó, a célebre Madame Reinhardt, com salão literário e musical em Berlim), Amélia beneficiou, desde criança, de uma formação invulgarmente aprofundada e requintada.

A concepção que ela tinha do que devia ser uma companhia nacional resultou em pleno. Actuando em vários planos, estrutura, primeiro, uma equipa coesa e disciplinada, metódica e exigente; a seguir, joga na dignificação social do actor, conquistando para ele um estatuto inovador no nosso meio; ao mesmo tempo, organiza um reportório ambicioso, alternando contemporâneos com clássicos, estrangeiros com portugueses. Abre (e nisso foi única) as portas à dramaturgia interna, fomentando-a, recompensando-a como ninguém mais conseguiu depois dela.

O incentivo dado aos autores nacionais fê-los conhecer, contra a Censura e o dirigismo cultural, uma época de oiro. José Régio, Luís Francisco Rebelo, Bernardo Santareno, Romeu Correia, Miguel Franco são alguns dos que, então, se afirmaram.

«Nesse período admirável de ressurgimento da nossa dramaturgia são levadas à cena 116 peças portuguesas, 63 em estreia absoluta», anota Vítor Pavão dos Santos, para quem a Companhia Amélia Rey Colaço/Robles Monteiro «é a espinha dorsal do teatro português do século XX».

Com ousadia revela, por outro lado, o que de mais avançado surge no mundo: Jean Cocteau, Jean Anouih, Lorca, Valle Ínclan, Alejandro Casona, O´Neill, Tennessee Williams, Arthur Miller. Pirandelo, Eduardo De Filippo, Diego Fabri, Max Frisch, Ionesco, Durrenmatt, Albee, Pinter, Pirandelo.

Apaixonada por Brecht, pede ao ministro da Educação (entidade que tutelava o Teatro Nacional) uma audiência. Ao entrar no seu gabinete, o governante diz-lhe: «Se vem cá pedir para eu autorizar esses comunistas de que gosta, o Brecht, o Camus, o Sartre, pode ir-se embora.»

Amélia pára e diz: «Então boa tarde!»
Dá meia volta.




in “Os Mal-Amados” - FERNANDO DACOSTA (Caxito, Angola, 1945), romancista, dramaturgo, jornalista.



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...