quarta-feira, 15 de abril de 2020

ÓPERA – O RAPTO DO SERRALHO




O RAPTO DO SERRALHO

Ópera em três actos, com libreto de Gottlieb Stephanie (baseado no de Christian Friedrich Bretzner, intitulado Belmonte und Koustanze, oder Die Entführung aus dem Serail) e música de Wolfgang Amadeus Mozart. Estreado em Viena, no Burgtheater, a 16 de Julho de 1782.

*

A acção decorre nas imediações da casa de veraneio do paxá Selim, num local indeterminado da costa turca, em meados do século XVI (ainda que seja actualmente, por vezes, situada no século XVIII).

Durante uma viagem por mar, frente à costa espanhola, o barco em que navegavam Belmonte Lostados e a sua noiva Konstanze foi assaltado por piratas turcos, que raptaram a jovem, a sua criada Blonde e o seu criado Pedrillo. 

Levados para a Turquia como prisioneiros, os três tiveram a sorte de ser comprados por um paxá compreensivo e benevolente, que se apaixonou por Konstanze, embora respeitando-a.

Por seu lado, Pedrillo, tendo conquistado a confiança do paxá, pôde circular livremente pelos seus domínios, aproveitando o facto para enviar a Belmonte várias cartas em que indicava o modo como poderiam ser resgatados. Belmonte fretou um barco e atingiu a costa turca, escondendo o navio num porto próximo e dirigindo-se ao palácio do paxá com o fito de recuperar a sua amada.





in “Óperas Imortais”

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...