sexta-feira, 3 de abril de 2020

CARLO MARIA CIPOLLA - As leis fundamentais da estupidez humana



CARLO MARIA CIPOLLA
(Pavia, Itália, 1922 – 2000)
Historiador económico

***

Estudou na “Sorbonne” e na “London School of Economics”. Foi um autor prolífero, criativo e com diversidade de interesses. A sua autoridade foi sempre reconhecida na história económica.
Um dos seus trabalhos mais divulgados é a sua breve análise económica, demográfica e histórica da estupidez humana que publicou no seu livro Allegro ma non troppo de 1988.


in “Enciclopédia Eumed” (excerto)


***

AS LEIS FUNDAMENTAIS DA ESTUPIDEZ HUMANA


Primeira lei: Cada um subestima sempre inevitavelmente o número de indivíduos estúpidos que existem no mundo.

Segunda lei: A probabilidade de uma certa pessoa ser estúpida é independente de qualquer outra característica desta mesma pessoa.

Terceira lei: É estúpido aquele que desencadeia uma perda para outro indivíduo ou para um grupo de outros indivíduos, embora não tire ele mesmo nenhum benefício e eventualmente até inflija perdas a si próprio.

Quarta lei: As pessoas não estúpidas subestimam sempre o potencial nocivo das pessoas estúpidas. Em particular, os não estúpidos esquecem constantemente que, em qualquer momento e lugar, e em qualquer circunstância, tratar e/ou associar-se a indivíduos estúpidos demonstra-se infalivelmente um custosíssimo erro.

Quinta lei: O indivíduo estúpido é o tipo de indivíduo mais perigoso que existe. Entre os burocratas, os generais, os políticos e os chefes de Estado, é fácil encontrar exemplos impressionantes de indivíduos fundamentalmente estúpidos. E também se não deve esquecer os altos dignitários da Igreja.





1 comentário:

  1. Olá, boa tarde:- Estupidamente interessantes essas leis.
    .
    Saudações fraternas.

    ResponderEliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...