CAOS
EM LUGAR DE MÚSICA
Com a estreia da sua ópera
Lady Macbeth de Mzensk, a 22 de
Janeiro de 1934, no Pequeno Teatro de Leninegrado, e a sua apresentação dois
dias mais tarde no Teatro Stanislavsky de Moscovo, Dmitri Chostakovitch vive um
dos seus maiores triunfos como compositor.
«Desde a A dama de espadas, de Tchaikovsky –
assinala a crítica -, nunca a música russa tinha produzido uma obra de tal
profundidade e efeito.»
O público compartilha este
entusiasmo e enche as salas durante praticamente dois anos, até que, em 1936, Estaline
decide assistir a uma representação em Moscovo. A reacção que a obra provoca no
ditador é expressa num editorial anónimo do jornal Pravda, intitulado «Caos em lugar de música», no qual se denuncia o
carácter «antipopular», burguês e formalista da partitura. Esta desaparece imediatamente
do cartaz.
É o início de uma etapa caracterizada
pelos contínuos conflitos do compositor com o regime soviético.
in “Auditorium”
Sem comentários:
Enviar um comentário