terça-feira, 15 de julho de 2014

HILDA HILST

 
 
 

Hilda Hilst (1930-2004) nasceu em Campinas, Brasil.

Poetisa, cronista, dramaturga e tradutora, diplomou-se em Direito na Universidade de S. Paulo.

Em 1950, publicou o primeiro livro de poemas intitulado Presságio.

Outras obras: Balada do Festival, Roteiro do Silêncio, Trovas de Muito Amor para Um Amado Senhor, Sete Cantos do Poeta para o Anjo, Cantares de Perda e Predilecção, Poesia (Antologia de poemas), Rútilo Nada, A Obscena Senhora, O Verdugo.

Foi galardoada com os mais importantes prémios literários do Brasil, tais como: “PEN Clube”, “Prémio Anchieta”, “Grande Prêmio da Crítica para o Conjunto da Obra”, da Associação Paulista de Críticos de Arte, “Prémio Jabuti”.

Hilda Hilst foi uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX.

 


Palavras de Hilda Hilst:

“Você nunca conhece realmente as pessoas. O ser humano é mesmo o mais imprevisível dos animais.”
 
 
 
 

Dez chamamentos ao amigo


Se te pareço noturna e imperfeita
Olha-me de novo. Porque esta noite
Olhei-me a mim, como se tu me olhasses.
E era como se a água
Desejasse

Escapar de sua casa que é o rio
E deslizando apenas, nem tocar a margem.

Te olhei. E há tanto tempo
Entendo que sou terra. Há tanto tempo
Espero
Que o teu corpo de água mais fraterno
Se estenda sobre o meu. Pastor e nauta

Olha-me de novo. Com menos altivez.
E mais atento.

 

Hilda Hilst, in “Poesia”

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...