sábado, 12 de setembro de 2015

CASA - MUSEU FERREIRA DE CASTRO

 
 
 
 
 
 

Casa - Museu Ferreira de Castro

 
A casa que viu nascer o escritor osselense José Maria Ferreira de Castro é de meados do séc. XIX e de traçado rural, retractando a sua origem humilde.

A Casa – Museu Ferreira de Castro é composta por dois pisos, apresentando no primeiro piso, uma adega, onde estão expostos alguns utensílios agrícolas da época, nomeadamente: o lagar, a prensa, uma salgadeira e seis pipos, contrastando com o cromatismo de nove quadros oferecidos ao escritor por autores consagrados.

O segundo piso desenvolve-se em quatro cómodos de parcas dimensões, nomeadamente: a cozinha, a sala, o quarto de José Ferreira de Castro, onde se encontram também a mala e os sapatos que usou em 1939, na volta ao mundo, que realizou e o quarto de D. Maria Rosa, mãe do escritor.

Uma outra preciosidade que existe na Casa – Museu Ferreira de Castro é um velho dicionário que, em Belém do Pará, constituiu a sua primeira riqueza.

No exterior da casa conservam-se, por vontade expressa do escritor, o quintal e o pinhal com as árvores existentes ou, em sua substituição, outras da mesma espécie.

Este edifício passou por várias utilizações, nomeadamente, marcenaria e Casa do Povo. Só em 1965, torna a ser usufruto de Ferreira de Castro, desta vez como proprietário, graças a uma doação da esposa do Comendador Artur Gomes Barbosa por intenção deste.

Nesta data, o escritor Ferreira de Castro, já com o intuito de a tornar na sua Casa – Museu, providencia a sua decoração, conferindo-lhe o ambiente e aspecto que teve a sua casa berço.

Em 1967, Ferreira de Castro doa a propriedade à autarquia, que se comprometeu, desde essa data, a mantê-la e conservá-la, proporcionando visitas guiadas a todos que o quisessem fazer.

A Casa-Museu fica situada no Lugar de Salgueiros, Ossela, Oliveira de Azeméis.

Fonte: Casa-Museu Ferreira de Castro
 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...