terça-feira, 1 de setembro de 2015

POR QUE OS PORTUGUESES SÃO ASSIM?

 
 




Por que os Portugueses são assim?

Agustina Bessa-Luís:
"Dizem mal de tudo com uma insinceridade genial. Os Portugueses são a gente mais insincera que há. Por isso são raramente grandes artistas."

Florbela Espanca:
"O costume português é deixar-se tudo em palavras mas palavras que são bolas de sabão deitadas ao ar para distrair pequeninos de seis anos.”

Miguel Torga:
"É espantosa a tendência do Português para a promiscuidade! Chega a umas termas, senta-se, volta-se para o vizinho da direita e, sem dizer água-vai, conta-lhe a vida.”

António Lobo Antunes:
"Eu gosto desta terra. Nós somos feios, pequenos, estúpidos, mas eu gosto disto."

Teixeira de Pascoaes:
"O Português é indeciso e inquieto, como as nuvens em que as suas montanhas se continuam e as ondas em que as suas campinas se prolongam.”

Vergílio Ferreira:
“Frente a uma situação difícil, o Português opta pela espera de um milagre ou pela descompressão de uma anedota. O grave disto é que o milagre não vem e a anedota descomprime de tudo. Ficamos assim à mercê do azar e nem restos de razão para mexer um dedo.”

 
Fernando Pessoa:
"É claro que o português, com a sua tendência para ser tudo, forçosamente havia de ser nada de todas as maneiras possíveis."

 
Padre António Vieira:
"Nós (Portugueses) temos a nossa desunião, a nossa inveja, a nossa presunção, o nosso descuido e a nossa perpétua atenção ao particular."

 

Imagem: pintura de Bruno Netto (Lisboa, Portugal).

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...