quinta-feira, 17 de setembro de 2015

HIPÓCRATES – Juramento

 
 
 
 

Hipócrates (Cós, Grécia, 460 a.C. – 370 a.C.)
A par de Galeno é considerado um dos mais notáveis médicos do mundo antigo de cultura grega.
 
Foi o criador da observação clínica.
A obra de Hipócrates, formou a base dos conhecimentos dos clínicos durante a Idade Média, e foi paradigma adoptado nas épocas posteriores.

 
 Palavras de Hipócrates:
“Há, verdadeiramente, duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; em crer que se sabe está a ignorância.”

 
 
Juramento de Hipócrates:
 
 
 
“Na presença dos mestres desta escola, dos meus caros colegas e diante da efígie de Hipócrates, prometo e juro ser fiel às leis de honra e probidade no exercício da medicina.

Darei aminha assistência gratuita aos pobres e nunca exigirei um salário superior ao meu trabalho. Admitido no interior das casas, os meus olhos não verão o que aí se passa; a minha língua guardará os segredos que me serão confiados e o meu estado não servirá a corromper os costumes nem a favorecer o crime.

Respeitarei e reconhecerei os meus mestres, dando aos seus filhos a instrução que recebi dos seus pais. Que os homens me dêem a sua estima se for fiel às minhas promessas! Que seja coberto de opróbrios e desprezado pelos meus colegas se a ela faltar!”

 


 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...