terça-feira, 22 de setembro de 2015

VIRGÍNIA WOOLF - Carta a Leonard Woolf

 
 
 
 
 

Virgínia Woolf (Londres, Inglaterra, 1882 – Lewes, Inglaterra, 1941).

Escritora, ensaísta e editora.
Foi um dos mais destacados nomes do modernismo.

Em 28 de Março de 1941, decidiu suicidar-se no Rio Ouse. Deixou escrita uma carta para Leonard, seu marido.

 
Carta de despedida de Virgínia Woolf a seu marido Leonard Woolf

 
Meu Muito Querido:
Tenho a certeza de que estou novamente a enlouquecer: sinto que não posso suportar outro desses terríveis períodos. E desta vez não me restabelecerei. Estou a começar a ouvir vozes e não me consigo concentrar. Por isso vou fazer o que me parece ser o melhor.
Deste-me a maior felicidade possível. Foste em todos os sentidos tudo o que qualquer pessoa podia ser. Não creio que duas pessoas pudessem ter sido mais felizes até surgir esta terrível doença.
Não consigo lutar mais contra ela, sei que estou a destruir a tua vida, que sem mim poderias trabalhar. E trabalharás, eu sei. Como vês, nem isto consigo escrever como deve ser. Não consigo ler.
O que quero dizer é que te devo toda a felicidade da minha vida. Foste inteiramente paciente comigo e incrivelmente bom.
Quero dizer isso — toda a gente o sabe. Se alguém me pudesse ter salvo, esse alguém terias sido tu. Perdi tudo menos a certeza da tua bondade. Não posso continuar a estragar a tua vida.
Não creio que duas pessoas pudessem ter sido mais felizes do que nós fomos.
V.

.

 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...