sábado, 7 de julho de 2018

ALBERT EINSTEIN AO VIOLINO




  ALBERT EINSTEIN AO VIOLINO

O encenador Bob Wilson e o compositor Philip Glass, ambos americanos, estreiam, em 1976, no Festival de Avignon a ópera Einstein on the beach

Embora a representação possa considerar-se bem sucedida, não faltam opiniões críticas que consideram que a obra nem é ópera nem é apropriada a um teatro lírico. Certamente, ter-se-á de tomar a denominação «ópera» num sentido muito amplo, já que na partitura é impossível encontrar qualquer dos elementos que caracterizam este tipo de espectáculo no seu conceito tradicional: não há árias, nem duetos, nem conjuntos. 

Por ser inexistente, nem sequer há texto; o que as vozes cantam limita-se a séries de números e notas solfejadas. Também não existe acção propriamente dita, nem uma orquestra convencional, mas sim um conjunto de madeiras e teclados electrónicos, tendo a mais um violino solista que é tocado em cena por um músico ataviado como o cientista Albert Einstein. 

Com todos estes elementos, Wilson e Glass criam um espectáculo de hipnótica beleza, com compridas cenas musicais construídas pela repetição de um mesmo tema, submetido a variações mínimas.




in “Auditorium”


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...