sábado, 28 de julho de 2018

SAGRADA FAMÍLIA – Barcelona - Espanha




SAGRADA FAMÍLIA

A grandiosa escala e as imagens fantásticas da Igreja Expiatória da Sagrada Família, em Barcelona, Espanha, são a visão do arquitecto António Gaudí, que dirigiu o projecto desde 1884 até à sua morte em 1926. O estilo arquitectural único de Gaudi foi alimentado por uma profunda convicção religiosa.

A Sagrada Família celebra os mistérios da fé católica. A fluída manipulação da pedra e da massa de cimento é conseguida com uma complexa geometria de estruturas abobadadas rodeadas pelas torres de campanário das fachadas principais, que se tornam cada vez mais fantásticas, elevando-se para as polícromas superfícies de cerâmica dos pináculos em pompom representando os Apóstolos. 

Embora só parcialmente terminado, o edifício rivaliza em ambição e proporções com as catedrais da Europa medieval. À continuação da obra durante períodos de mudança política e social simboliza a vitalidade da cultura catalã.




in “Arquitectura” – Neil Stevenson   



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...