domingo, 8 de julho de 2018

DALILA PEREIRA DA COSTA – Os Sonhos: Porta de Conhecimento


DALILA PEREIRA DA COSTA
(Porto, Portugal, 1918 - 2012)
Escritora, ensaísta, filósofa

***

OS SONHOS: PORTA DE CONHECIMENTO

Os sonhos surgem nesta vida como a maneira mais profunda de conhecer o passado. Neles, tais novos Argos, nós penetramos e ultrapassamos camadas duma outra água, inominável. Neles, unicamente podemos ver e captar os tesouros escondidos no seu fundo, como no fundo dum abismo, intangíveis, invioláveis. Recuperáveis somente nestes momentos do sono. Aí, unicamente temos uma outra força de visão, um outro poder, que é ignorado, recusado na vida acordada e quotidiana.

Então, conhecemos como nunca, numa visão total, o nosso ser, aquele da nossa cidade e aquele da Terra: nas suas vidas anteriores.

Visão que é, ao mesmo tempo, histórica e trans-histórica: pois que esses seres nos aparecem tal como foram em diversos tempos da sua vida; mas também como se nós vivêssemos essas vida independentes do tempo, fora dele: num outro, não o histórico. Como se, à visão duma existência prolongando-se ao longo do devir, se substituísse uma outra, persistindo (através de toda a sua diversidade) reunida globalmente num só eterno presente. Aqui se realiza, a um tempo, a visão da sua unicidade e da sua multiplicidade, num alongamento da vida que permite ver isto: que tudo faz parte duma só vida: a imortalidade.



in “Os Sonhos: Porta de Conhecimento”(excerto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...