terça-feira, 31 de julho de 2018

RAMIRO CALLE – As preferências do Divino



RAMIRO CALLE
(Madrid, Espanha, 1943)
Escritor

***
As preferências do Divino

Um sacerdote passava frente a uma humilde aldeia. Ouviu uns risos alvoraçados e aproximou-se para ver a que se deviam. Havia uma mãe a dar de comer aos seus quatro filhos, mas o que surpreendeu o sacerdote foi ver que também dava de comer a uma imagem da divindade. 

O sacerdote irritou-se e gritou: «Mulher blasfema, como te atreves a brincar com a imagem de Deus?» Pegou na imagem e levou-a. Não podia permitir que fizessem dela um brinquedo. As crianças ficaram muito tristes e a mulher envergonhada. 

O sacerdote colocou a imagem sagrada no templo. Essa noite, em sonhos, Deus apareceu-lhe e disse: «Insensato! Quem te manda meter o nariz onde não és chamado? Não aceitarei nenhum sacrifício nem qualquer oferenda dos sacerdotes, porque onde eu era realmente feliz era naquela casa, com aqueles meninos. Portanto, assim que acordares amanhã, leva-me a eles. O templo é escuro e triste.»


A solenidade é o símbolo dos medíocres. O sábio tem um grande sentido de humor e o seu coração transborda de ternura e seu entendimento, de compreensão. Uma religião que fecha as portas à alegria e que não celebra a vida perdeu o seu sentido original de aliviar o sofrimento e pôr a uso os meios para que as criaturas sejam mais felizes. Não se chega ao Absoluto com oferendas vazias e rituais empedernidos, mas sim pela vontade de contribuir para o bem-estar e a alegria dos outros.



in "Os Melhores Contos Espirituais do Oriente"




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...