quarta-feira, 11 de julho de 2018

GERMAINE GREER – "A Mulher Eunuco"



GERMAINE GREER
(Melbourne, Austrália, 1939)
Escritora

***

O trabalho que a tornaria uma das referências da literatura feminina mundial foi publicado em 1970 sob o título The Female Eunuch (A Mulher Eunuco), na tradução portuguesa. Na época da sua publicação, criou uma verdadeira onda de choque no meio editorial, mesmo entre os críticos habituados aos livros feministas. Germaine Greer ousava pôr em causa muitas coisas até então tidas como intocáveis, chegando mesmo a considerar o casamento como uma espécie de escravatura instituída.

in "Mulheres Século XX"

***

“Houve sempre mulheres que se revoltaram contra o seu papel na sociedade.
As bruxas foram as mais notáveis, mulheres que fugiram ao tipo de relações normais da sociedade, para o fazerem com animais familiares, ganhando a vida utilizando o seu conhecimento de ervas medicinais e a credulidade dos camponeses, aproveitando o misticismo de outras possibilidades, magia branca ou negra, e até o satanismo. 
A leitura cuidadosa de depoimentos feitos em julgamentos de bruxas, unicamente por causarem complicações incitando os camponeses à revolta e à subversão. De todos os castigos, a submersão na água era a mais usada forma de psicoterapia da punição, correspondendo ao tratamento de choque feito ainda hoje a mulheres melancólicas e recalcitrantes.”



in”A Mulher Eunuco"




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...