segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Christina Rossetti

 
 
 

Christina Rossetti ( 1830-1894) de ascendência italiana,  nasceu em Londres.

Poetisa e contista, notabilizou-se pela originalidade, religiosidade  e simplicidade, com que tratou temas como: amor, morte, vida além-túmulo.

Em Londres, foi professora de italiano no “King´s College”.

Publicou diversos livros de poemas, destacando-se “ Mercado dos Duendes e Outros Poemas”, ilustrado pelo seu irmão, o pintor Dante Gabriel Rossetti. Esta publicação foi o seu maior sucesso literário.

Muitos dos seus poemas foram traduzidos  em várias línguas.

 

 
Palavras de   Christina Rossetti:  Pode alguma coisa ser mais triste do que um trabalho incompleto? Sim: um trabalho que nunca foi começado.”
 
 
 
Canção
 
Em minha sepultura,
ó meu amor, não plantes
nem cipreste nem rosas;
Nem tristemente cantes.
Sê como a erva dos túmulos
que o orvalho umedece.
E se quiseres, lembra-te;
Se quiseres, esquece.
Eu não verei as sombras
quando a tarde baixar;
Não ouvirei de noite
o rouxinol cantar.
Sonhando em meu crepúsculo,
sem sentir, sem sofrer,
talvez possa lembrar-me,
talvez possa esquecer.
 
Christina Rossetti
 
 
 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...