quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Marguerite Duras

 


 
Marguerite Duras (1914-1996) nasceu em Saigão, Indochina (agora Vietname), onde os seus pais eram professores.
Em 1931, viajou até Paris. Estudou na Sorbonne, onde se licenciou em Direito e Ciência Política.
Foi escritora, romancista, dramaturga e cineasta.
O tema central de seu trabalho é a revolta contra a mediocridade opressora da rebelião social, a loucura e, acima de tudo, o amor.
Em 1943, publicou o seu primeiro romance, “Les Impudents e, em 1967, realizou o primeiro filme, “La Musica”.
Algumas das suas obras literárias: “Uma Barragem Contra o Pacífico”; “O Marinheiro de Gibraltar” ; “O Jardim”; “A Dor”.
Em 1959, escreveu o argumento do filme “Hiroshima Meu Amor” realizado por Alain Resnais.
Em 1984, editou o romance “O Amante”, baseado na sua juventude, vivida na Indochina, que lhe garantiu o mais prestigiado galardão literário francês, o “Prémio Goncourt”.
 
Palavras de Marguerite Duras:
“Muito cedo foi tarde demais em minha vida.”
 
 Ontem à noite
 
Ontem à noite, depois da sua partida definitiva, fui para aquela sala do rés-do-chão que dá para o parque, fui para ali onde fico sempre no mês de junho, esse mês que inaugura o Inverno.
Tinha varrido a casa, tinha limpo tudo como se fosse antes do meu funeral.
Estava tudo depurado de vida, isento, vazio de sinais, e depois disse para comigo: vou começar a escrever para me curar da mentira de um amor que acaba.
Tinha lavado as minhas coisas, quatro coisas, estava tudo limpo, o meu corpo, o meu cabelo, a minha roupa, e também aquilo que encerrava o todo, o corpo e a roupa, estes quartos, esta casa, este parque.
E depois comecei a escrever...


Marguerite Duras, in “O Homem Sentado No Corredor / O Homem Atlântico”.
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...