sábado, 18 de janeiro de 2014

Gonçalves Dias

 

 
Gonçalves Dias (1823-1864) nasceu em Caxias, Maranhão, Brasil,

Foi poeta, advogado, professor de Latim e História do Brasil, jornalista, etnógrafo e teatrólogo.

Em 1838, viajou até Portugal, para estudar Direito em Coimbra. Após terminar o curso, regressou ao Maranhão.

Destacado representante do romantismo brasileiro e do indianismo, tornou-se famoso pelo poema “Canção do Exílio”.

Foi autor de muitos poemas nacionalistas e patrióticos, tendo sido considerado o “poeta nacional do Brasil”.

As suas “Poesias Completas” foram publicadas em 1944.

 
Palavras de Gonçalves Dias:
"O  Sonho e a Vida são dois galhos gêmeos; são dois irmãos que um laço amigo aperta. A noite é o laço..."
 
 
    Canção do Exílio
 
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em  cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá. 
 
Gonçalves Dias, in “Primeiros Cantos”.
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...