segunda-feira, 4 de maio de 2015

OLINDO GUERRINI - Talvez que um dia em teu balcão sentada...

 
 
 
 
 
Olindo Guerrini (Forli, Itália, 1845 – Bolonha, Itália, 1916).

Poeta, escritor, crítico literário e bibliófilo liderou o movimento realista entre os escritores líricos italianos.

Utilizou diversos heterónimos: Lorenzo Varas, Mercúrio, Marco Balossardi, Argia Sbolenfi, John Dareni, entre outros.

Algumas das suas obras: Póstumamente, Polémica, Job, Canções de Vida.

Foi director da Biblioteca da Universidade de Bolonha.

 

 

Palavras de Olindo Guerrini:

“E eu que ouvi o que não dizias, apaixonei-me por ti porque calavas.”
 
 
 
 

Talvez que um dia em teu balcão sentada...
 

Talvez que um dia em teu balcão sentada,
sob a luz das estrelas meditando,
tu ouças nessa noite enluarada
um grito dolorido te saudando.
E verás uma lágrima parada,
à luz do sol sobre uma flor brilhando.
Pensando ser orvalho, minha amada,
para o cabelo a colherás, passando.
Não é de orvalho a gota que tremeu
e como prata sobre a flor tombou,
mas o vestígio só de pranto meu.

Nem o grito que ouviste foi o vento.
Sou eu que estou morrendo e que te dou
meu derradeiro beijo e o meu lamento.
 
Olindo Guerrini
Tradução: Altair de Almeida Carneiro.

 
 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...