domingo, 17 de maio de 2015

O QUE PENSAM OS ESCRITORES SOBRE OS LIVROS?

 
 
 
 
 
 

- Padre António Vieira: O fim para que os homens inventaram os livros foi para conservar a memória das coisas passadas contra a tirania do tempo e contra o esquecimento dos homens, que ainda é maior tirania.

- Marcel Proust: Um livro é um grande cemitério onde, sobre a maioria dos túmulos, não se podem mais ler os nomes apagados.

- Vergílio Ferreira: Trabalhar um livro até à minúcia de uma palavra. E depois um leitor engolir tudo à pressa para saber “de que se trata”. Vale a pena requintar um vinho para se beber como o carrascão?

- Platão: O livro é um mestre que fala mas que não responde.

- Paul Valéry: Os livros têm os mesmos inimigos que o homem: o fogo, a humidade, os bichos, o tempo; e o seu próprio conteúdo.

- Alberto Morávia: Um livro não é um livro, mas sim um homem que fala através do livro.

- Pablo Neruda: Livro, quando te fecho, abro a vida.

- Stendhal: Não há desgraça no mundo, por maior que seja, que um livro não ajude a suportar.

- Júlio Dantas: Os bons livros que têm o direito de viver, defendem-se e justificam-se por si próprios.

- Camilo Castelo Branco: Nos livros aprendi a fugir ao mal sem o experimentar

- Oscar Wilde: Não existem livros morais ou imorais. Os livros são bem ou mal escritos.

- Miguel Torga: Há livros que são no mundo como almas penadas. Andam, andam, tropeçam através de séculos pela obscuridade e pelo sofrimento, até que um dia apareça alguém que os tire do limbo do esquecimento. E isto, parecendo que não, dá esperança…

- Jean Jacques Rousseau: Odeio os livros; ensinam apenas a falar daquilo que não se sabe.

- Florbela Espanca: Os livros – é o remédio que eu sempre receito e quase sempre dá um resultado razoável. Ponho em jogo o egoísmo humano, e lembro-me de que sempre há-de consolar a nossa dor o espectáculo da dor dos outros…

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...