sábado, 31 de outubro de 2015

AGOSTINHO DA SILVA - Pense por si próprio

 
 



Agostinho da Silva (Porto, Portugal,1906 – Lisboa, Portugal, 1994).

Foi professor, filósofo, pedagogo e filólogo.
Passou considerável tempo de sua vida no Brasil.

 

Palavras de Agostinho da Silva:

“Morre menos gente de cancro ou de coração do que de não saber para que vive;  e a velhice, no sentido de caducidade, de que tantos se vão, tem por origem exactamente isto: o cansaço de se não saber para que se está a viver.”

 

Pense por si Próprio

Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não são seus.
Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha.
É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura. já o pensamento lhe pertence.
São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem.

 

Agostinho da Silva, in “Cartas a um Jovem Filósofo”
Imagem: pintura de Wassily Kandinski (Moscovo, Rússia, 1866 – Nanterre, França, 1944).

1 comentário:

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...