sábado, 24 de outubro de 2015

DAMIÃO DE GÓIS – A matança de Judeus em Lisboa

 
 
 
 
 

Damião de Góis (Alenquer, Portugal, 1502 – Lisboa, Portugal,1574).

Historiador, humanista, historiógrafo e diplomata foi a mais notável figura da cultura renascentista em Portugal.

Foi perseguido e preso pela Inquisição por suspeitas de heresia e por simpatizar com ideias protestantes.

 
Palavras de Damião de Góis:

"Não há na vida quem esteja se­guro dos reveses da fortuna."
 
 
A matança de Judeus em Lisboa (19 de abril de 1506)

 
No mosteiro de São Domingos existe uma capela, chamada de Jesus, e nela há um Crucifixo, em que foi então visto um sinal, a que deram foros de milagre, embora os que se encontravam na igreja julgassem o contrário. Destes, um Cristão-novo (julgou ver, somente), uma candeia acesa ao lado da imagem de Jesus. Ouvindo isto, alguns homens de baixa condição arrastaram-no pelos cabelos, para fora da igreja, e mataram-no e queimaram logo o corpo no Rossio.

Ao alvoroço acudiu muito povo a quem um frade dirigiu uma pregação incitando contra os Cristãos-novos, após o que saíram dois frades do mosteiro com um crucifixo nas mãos e gritando: “Heresia! Heresia!” Isto impressionou grande multidão de gente estrangeira, marinheiros de naus vindos da Holanda, Zelândia, Alemanha e outras paragens.
Juntos mais de quinhentos, começaram a matar os Cristãos-novos que encontravam pelas ruas, e os corpos, mortos ou meio-vivos, queimavam-nos em fogueiras que acendiam na ribeira (do Tejo) e no Rossio. Na tarefa ajudavam-nos escravos e moços portugueses que, com grande diligência, acarretavam lenha e outros materiais para acender o fogo. E, nesse Domingo de Pascoela, mataram mais de quinhentas pessoas. (…)

 
Damião de Góis, in “Crónica de D. Manuel I”


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...