Raul Nery (Lisboa, Portugal, 1921- 2012).
(…) Com apenas 9 anos estreava-se em
público a tocar guitarra, nos espaços de Fado que envolviam a cidade.
Em 1933 Raul Nery era merecedor do destaque “o jovem e prodigioso
guitarrista”, divulgado num programa que anunciava o espectáculo misto ao lado
de Alfredo Gomes de Azevedo (viola) e Ercília Costa.
Com 18 anos, em 1939, Raul Nery tocava no “Retiro da Severa” ao lado de
músicos consagrados como Armando Freire ou Armandinho, Abel Negrão e Santos
Moreira. Este foi também um período em que Amália Rodrigues despontava para uma
carreira que viria a ser de sucesso. Mais tarde, com Santos Moreira (viola),
acompanharia durante sete ou oito anos Amália Rodrigues em digressões pelo País
e pelo estrangeiro. (…)
Durante 20 anos, Raul Nery acompanhou Maria Teresa de Noronha, sucedendo a
Fernando de Freitas. Neste período, de acompanhamento a Maria Teresa,
apresentavam-se em actuações regulares nos programas na Emissora Nacional, na
televisão, na gravação de discos, festas particulares e em espectáculos no
estrangeiro. (…)
Nunca descurando os estudos académicos, Raul Nery veio a concluir o curso
de Agente Técnico de Engenharia já no auge da sua carreira de Guitarrista.
Na década de 40 acompanhou também as vozes de Berta Cardoso, Ercília Costa,
Estevão Amarante, Hermínia Silva, entre outras, em diversos quadros
relacionados com o fado, também no teatro de revista. Durante alguns anos
esteve ligado a diversas casas de fado, como o “Café Luso”, a “Adega Machado”
ou a “Adega Mesquita”. (…)
Revelando-se um notável acompanhador, Raul Nery, forma em finais da década
de 50 o Conjunto de Guitarras Raul Nery, constituído por 4 músicos
excepcionais: Raul Nery, José Fontes Rocha, também guitarrista, o viola Júlio
Gomes e Joel Pina, na viola-baixo. (..)
Em 1958 Raul Nery actuou em Inglaterra como solista em gravações com a
Orquestra de George Melachrino. Nesta passagem por Londres, o guitarrista
gravou: “Uma Casa Portuguesa”, “Canção do Mar”, “Mãe Preta”, “Coimbra”, “Um
Pequeno Café”, “Fado Obrigado”, Rapsódia portuguesa, “Variações em Ré”. (…)
Raul Nery foi também convidado pela BBC para uma actuação no programa
televisivo “In Town Tonight”, merecendo o destaque na imprensa inglesa como
“the musical memory man”.
Raul Nery retirou-se cedo da actividade que o consagrou como um dos maiores
executantes da Guitarra Portuguesa, personalidade incontornável da História do
Fado.(…)
Palavras de Raul Nery:
“Eu aprendi muito com o Armandinho, ele ia criando umas
melodias, e eu fixava-as de cabeça com muita facilidade, ia para casa e no
outro dia continuávamos a trabalhar na melodia. Foi quem mais me influenciou e
ganhei algumas maneiras como ele tocava”.
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