terça-feira, 6 de outubro de 2015

CASA-MUSEU AQUILINO RIBEIRO

 
 





Casa-Museu Aquilino Ribeiro

 

É na aldeia de Soutosa, concelho de Moimenta da Beira, que se situa a casa para onde Aquilino Ribeiro se mudou, juntamente com seus pais, aos dez anos de idade. Pertença do seu avô paterno, Aquilino herda, em 1918, após a morte de seu pai, a tão afamada Casa da Soutosa que aparece sempre como refúgio na vida atormentada do escritor.

A sigla “FAR” serve de nome à instituição privada, sem fins lucrativos, que se situa em Soutosa, lugar onde hoje uma Casa-Museu, dedicada pela família ao escritor, constitui um importante espaço de cultura e de arte que tem como objetivo primordial eternizar a memória do escritor, contribuindo para a divulgação e promoção da sua obra, e garantir um destino unitário aos bens culturais existentes, valorizando-os através da investigação, incorporação, inventário, documentação, conservação, interpretação, exposição e divulgação com objetivos científicos, educativos e lúdicos.

A casa do escritor, um edifício do século XIX (Imóvel de Interesse Público) é sede da Fundação, criada em 1988 pelo filho mais velho, Aníbal Aquilino Fritz Tiedemann Ribeiro, fruto do primeiro matrimónio de Aquilino com a alemã Grete Tiedemann, por quem o mestre se enamorou, quando ambos estudavam na Sorbonne, em Paris, França.

O conjunto do casario, disperso pela quinta, é constituído pela Casa-Museu, Biblioteca, Casa do Aldeão, por um extenso Jardim, um pátio interior e anexos de lavoura. Aqui poderá encontrar expostos centenas de objetos pessoais do escritor, entre, livros, postais e fotografias. Memórias de Aquilino Ribeiro estão guardadas na casa onde escreveu algumas das suas obras.
A visita a esta Casa-Museu ajudará a compreender o mundo retratado pelo mestre e, quem sabe, despertar a curiosidade de ler ou reler algumas das suas obras.

Além de visitar a Casa-Museu, poderá também visitar a Biblioteca de Aquilino Ribeiro, com acervo rico e diverso, cerca de 8000 volumes, e a Casa do Aldeão, que é uma memória fiel de um espaço doméstico de finais do século XIX, princípios do século XX, cujo recheio é constituído por utensilagem, outrora usual nos pequenos burgos do interior da Beira.
 



in, "Escritores a Norte"

Localização: Rua Juiz Conselheiro Aníbal Aquilino Ribeiro –Soutosa – Moimenta da Beira – Portugal.

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...