segunda-feira, 5 de outubro de 2015

CARLOS SEIXAS – Compositor

 
 




Carlos Seixas (Coimbra, Portugal, 1704 – Lisboa, Portugal, 1742).

A importância de Carlos Seixas enquanto compositor reside em grande parte nas sonatas para instrumentos de tecla que escreveu.

Figura cimeira da música portuguesa do séc. XVIII, o seu estilo tem sido alvo de grande discussão, nomeadamente na questão da influência que Domenico Scarlatti exerceu na sua produção musical. Convém recordar que o compositor e cravista italiano é contratado pelo Rei D. João V, em 1719, para exercer as funções de Mestre da Capela Real portuguesa.

Paralelamente, Scarlatti torna-se professor de cravo da Infanta Dona Maria Bárbara, filha mais velha do monarca, e do seu tio, o Infante D. António. Na mesma altura, D. João V contrata Carlos Seixas para organista da Capela Real. Parece que Scarlatti ficou impressionado com o talento e o virtuosismo do músico português quando o ouviu tocar.

Ainda no campo das suposições, reza a história que, tendo o Infante D. António sugerido que Seixas tivesse lições com Scarlatti, este tenha respondido que deveria ser o músico português a dar-lhe lições a ele. As sonatas de Carlos Seixas reflectem a ambiguidade estilística do período de transição das épocas Barroca e Clássica. A desigualdade em termos de qualidade, referida pelos estudiosos da obra para tecla do português, explica-se pela variedade de destinatários para quem eram escritas, a maior parte dos quais eram discípulos do compositor.

 
Fonte: Casa da Música

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...