sábado, 16 de janeiro de 2016

ACADEMIA PORTUGUESA DA HISTÓRIA

 
 
 
 
 

A ACADEMIA PORTUGUESA DA HISTÓRIA, instituição científica de utilidade pública, restaurada pelo Decreto-Lei n° 26611, de 19 de Maio de 1936, é a legítima herdeira da mais antiga Academia Nacional – a ACADEMIA REAL DA HISTÓRIA PORTUGUESA – fundada por D. João V, pelo Decreto de 8 de Dezembro de 1720.

Durante dezenas de anos esta instituição desenvolveu uma actividade cultural de grande relevo, como se pode verificar pelas respectivas publicações, mas, por circunstâncias ainda pouco conhecidas, começou a desagregar-se na segunda metade do século XVIII, acabando por “desaparecer” naturalmente.
Herdeira da figura da História, a Academia Portuguesa da História, restaurada sob a divisa RestituetOmnia, começou as suas actividades a 9 de Janeiro de 1938, data da primeira reunião do Conselho Académico.

A sua constituição e fins estão claramente definidos nos Estatutos, cujo texto refere tratar-se de uma «agremiação de especialistas que se dedicam à reconstituição documental e crítica do passado», sendo igualmente o órgão consultivo do Governo na matéria da sua competência”, conforme o art°. 3 dos respectivos estatutos. (…)

(…) No seu rico espólio conta a Academia com vários acervos particulares, doados por Académicos, para além de uma notável biblioteca que ocupa cerca de 4 quilómetros de prateleira.

 
Fonte: Academia Portuguesa da História

 




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...