segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

JOSÉ EMILIO PACHECO - Indesejável

 
 
 
 
 
 
 

José Emilio Pacheco (Cidade do México, México, 1939 – 2014).

Além de poeta, escritor, jornalista cultural e ensaísta, consagrou-se como brilhante tradutor, director e editor de diversas publicações culturais.

Membro da “Geração dos Cinquenta”, a sua poesia fala da beleza da vida quotidiana e do tempo.

Um dos seus poemas, Alta Traição, foi, é, será uma das maiores referências da cultura mexicana para compreender o seu país.

 
 
Palavras de José Emilio Pacheco:
"Em poesia, o que não é bom é desprezível"

 
    
     Indesejável

 
O guarda não me deixa entrar.

Já passei do limite de idade.

Provenho de um país que já não existe.

Meus documentos não estão em ordem.

Falta um carimbo.

Necessito outra assinatura.

Não falo o idioma.

Não tenho conta no banco.

Fui reprovado no exame de admissão.

Cancelaram minha vaga na grande fábrica.

Me desempregaram hoje e para sempre.

Careço inteiramente de influências.

Estou neste mundo há muito tempo.

E nossos amores dizem que já é hora

de calar-me e meter-me no lixo.

 

Tradução: António Miranda
Imagem: pintura de Kyffin Williams (Reino Unido, 1918 – 2006)

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...