sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

JÚLIO DE SOUSA - Saudade, Vai-te Embora!

 
 
 
 
 

Júlio de Sousa (Lisboa, Portugal, 1906 -1966).

Foi pintor, escultor, ilustrador, caricaturista, compositor, figurinista, cenógrafo, declamador e poeta.
Com 23 anos de idade, concluiu o curso da Escola de Belas-Artes.
Publicou vários livros de versos, entre os quais, Saudade, Vai-te Embora!
Manteve durante alguns anos a sua casa típica “Bairro Alto”, em Lisboa, onde declamava as suas poesias acompanhado ao piano por Mariana Silva.
 

 
Saudade, vai-te embora!

 

Olho a terra, olho o céu
E tudo me fala de ti
Do teu amor que perdi
Quando a minh'alma se perdeu
Sim, a única verdade
Presente no nosso amor
Tem como imagem, a cor
Tão bela e triste, da saudade

Saudade, vai-te embora
Do meu peito tão cansado
Leva para bem longe este meu fado
Ficou escrita no vento esta paixão
E à noite o vento é meu irmão
Anda a esquecer a tempestade
Também quero olvidar esta saudade
Ai de mim, que não consigo
Volta amor, porque é verdade

Vai-se a dor, volta a alegria
Vai-se o amor, fica a amizade
Só não parte do meu peito
Esta profunda saudade
Porque será que não vens
Espreguiçar-te nos meus braços?
Porque será que me tens
Na poeira dos teus passos?



Júlio de Sousa, autor da letra e da música do fado Saudade, Vai-te Embora!

Imagem: Capa do livro infantil escrito por Maria Lamas, com o pseudónimo de Rosa Silvestre, desenhado por Júlio de Sousa.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...