sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

IRMÃOS GRIMM – Fábulas e Contos de Fadas

 
 
 
 
 
 

Jacob Grimm (Hanau, Alemanha, 1785 – Berlim, Alemanha, 1863).
Wilhelm Grimm (Hanau, Alemanha, 1786 – Berlim, Alemanha, 1859).
Foram dois dos fundadores e dos maiores impulsionadores da germanística.
Viveram sempre juntos, motivo por que as obras que elaboraram em comum costumam ser designadas como da autoria dos Irmãos Grimm.
 
Jacob foi bibliotecário privado do rei da Vestfália, recebendo a incumbência de, em Paris (1814 e 1815), recuperar livros e manuscritos das bibliotecas alemãs, levados para França pelas tropas napoleónicas.
 
Em contraste com Jacob, Wilhelm é de modos mais suaves, manifestando uma maior tendência para a fantasia e a literatura, e nele o sentido estético suplanta o rigor crítico.
 
A convite de dois editores de Leipzig, empreenderam então, a tarefa de organizar um «dicionário de alemão completo». A fama alcançada pelos dois irmãos por mais este trabalho, valeu-lhes serem distinguidos com a nomeação (1840) para membros da Academia de Ciências de Berlim.
 
Os conhecidos Contos de Grimm, que publicados conjuntamente pelos dois irmãos, obtiveram difusão universal, devem muito da sua importância literária à pena de Wilhelm Grimm.
 
Além das obras de colaboração, independentemente, embora na mesma linha, Wilhelm dedicou-se ao estudo do passado literário alemão e também à da antiga literatura escandinava.
 
 
Fonte: Enciclopédia Cultural
 
 
******
 
Alguns dos contos compilados pelos Irmãos Grimm: A Bela Adormecida, Branca de Neve, João e Maria, Cinderela, Capuchinho Vermelho, O Pequeno Polegar, O Príncipe sem Medo
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...