terça-feira, 5 de janeiro de 2016

RIBEIRO SANCHES - Médico, Filósofo e Cientista

 
 
 
 

Ribeiro Sanches (Penamacor, Portugal, 1699 – Paris, França, 1783).

Doutorado pela Universidade de Salamanca, propôs a reforma da Faculdade de Medicina de Coimbra que também frequentara.

Saíu de Portugal em 1726 com receio da Inquisição, uma vez que se declarara judeu. (…)

Pertenceu à Academia Real das Ciências de Lisboa, Real Sociedade de Londres e Academia das Ciências de Paris. Colaborou na Enciclopédia de D´Alembert e Diderot.

As ideias de Ribeiro Sanches deram a base científica ao estudo de medicina segundo as doutrinas de Boerhaave e tiveram o mérito de restabelecer as teorias  de Hipócrates no ensino médico e cirúrgico.

Dotado de uma inteligência excepcional e profundo espírito de observação, o amor ao estudo, que nunca o deixou, assim como o seu desejo de saber proporcionaram-lhe uma vasta cultura e uma rara erudição que o tornaram uma das grandes figuras europeias do seu tempo.

Em 1722 recebeu o grau de doutor em Filosofia na Universidade de Salamanca. (…)

Em Moscovo, 1731, Ribeiro Sanches é médico-chefe e, nessa qualidade, examina médicos e cirurgiões que iam praticar na capital. Por aí se ficaria se, em 1733, o doutor Ruger, médico da corte e presidente da chancelaria de Medicina, o não tivesse chamado a Sampetersburgo. Dois anos depois foi nomeado médico dos exércitos imperiais, que acompanhou durante a rápida campanha da Polónia. De 1735 a 1737, e pela grande amizade que o unia ao marechal Munich, tomou parte em toda a longa guerra com a Turquia. (…)

A partir de 1747, fixa-se em Paris, onde vive o resto da sua existência.
 
Fonte: Génios da Medicina
 
 
Palavras de Ribeiro Sanches:
“Tenho sido destinado, desde o nascimento, a ser considerado pelos Cristãos como Judeu, e pelos Judeus como Cristão.
 
Imagem: Ribeiro Sanches segundo o pintor António Barata (Quadro  existente no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Penamacor).
 
 
 

 

 

 
 
 

2 comentários:

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...