segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

CASA-MUSEU ABEL SALAZAR

 
 




Abel de Lima Salazar nasceu em Guimarães em 1889, viveu em S. Mamede de Infesta durante 30 anos na casa que hoje tem o seu nome e faleceu em Lisboa em 1946.

Doutorou-se em 1915, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Além de cientista foi artista, prosador, critico, filósofo, divulgador de doutrinas e ideais progressistas. Produziu uma obra de dimensões invulgares que se reparte por sectores múltiplos da investigação científica, da actividade artística e da produção literária.

Após a morte de Abel Salazar, foi preocupação dos seus amigos preservar a memória do Mestre, para obstar à dispersão da obra que produziu.


Por iniciativa do Professor Ruy Luís Gomes e com o patrocínio de grandes nomes da cultura procuraram criar a Fundação Abel Salazar, que as autoridades da época nunca permitiram que se constituísse legalmente.

Para preservar a Casa, o espólio deixado por Abel Salazar, e vencer a sistemática oposição das autoridades da época para legalizar aquela Fundação, esta passou a constituir-se em Cooperativa (1963).

A Fundação Calouste Gulbenkian adquiriu a Casa em 1965 e a colecção de obras artísticas pertencentes à irmã em 1971. Por intermédio da mesma Fundação foram ainda executadas obras de restauro e adaptação da Casa à funções museológicas, bem como a construção de um Pavilhão de Exposições em 1975.

Em 31 de Maio de 1975 a Fundação Calouste Gulbenkian fez a doação desta Casa-Museu à Universidade do Porto, tendo sido aberta definitivamente ao público nesse ano.

Presentemente a Casa-Museu Abel Salazar é património da Universidade do Porto e dirigida com o apoio da Associação Divulgadora da Casa-Museu Abel Salazar, associação sem fins lucrativos criada em 1989 e considerada de utilidade pública desde 1995.






Fonte: Museologia Porto
Imagem: Casa-Museu Abel Salazar
Morada: Rua Dr. Abel Salazar – São Mamede  de Infesta - Portugal

 





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...