terça-feira, 26 de janeiro de 2016

ANNA MASCOLO - Ballerina, Coreógrafa e Pedagoga

 
 
 
 
 
 

Anna Mascolo (Nápoles, Itália, 1930).

 
Na sequência das missões profissionais do pai vive em várias cidades italianas até chegar a Zara (Dalmácia italiana), na qual permanece até 1939. Nesse ano parte para Roma e em Agosto de 1940, já após a entrada de Itália em guerra, chega a Lisboa e continua os seus estudos habituais na Escola Italiana (actual Instituto Italiano de Cultura em Lisboa).
Do seu programa didáctico fazia parte o Ensino Artístico. A professora Ruth Asvin que ministrava a Dança, convida-a a potenciar essa disciplina na sua Escola Privada. Contava então 11 anos. Alguns meses mais tarde o pai, que não aprova a sua carreira na Dança, interrompe os seus estudos.
Aos 13 anos, sem o conhecimento dos pais, matricula-se no Conservatório Nacional (Secção de Dança). Em 1944, a convite da Directora do recém-constituído Círculo de Iniciação Coreográfica, Margarida de Abreu, integra este grupo no qual veio a ter acção decisiva na sua implantação e desenvolvimento. Em 1947, diploma-se no Conservatório e, no ano seguinte, recebe o «Prémio Nova Geração».
Depois da Segunda Guerra Mundial, actuam em Portugal as melhores companhias de bailado do mundo que trazem artistas tais como Anita Bronzi, Nina Verchinina, René Bon, Serge Lifar, Christiane Vaussard, Paul Szilard, George Balanchine, entre outros (com os quais tem a oportunidade de estudar em Lisboa).
Determinada a dar início a uma carreira profissional na tradição da Grande Dança académico-clássica, para a qual é fortemente encorajada pelas supracitadas personalidades, parte, de sua iniciativa, por períodos de dois a três meses, desde 1948 a 1952, para Paris e Nápoles para estudar com Olga Preobrajenska, R. Rouzanne, Lubov Egorova e Bianca Gallizia. (…)
Ingressa, em 1953, na companhia “Le Grand Ballet du Marquis de Cuevas” . Nesta Companhia, o rigor e a exigência profissional, na sua plenitude, bem como a criatividade e excepcional maturidade artística de mestres como Bronislava Nijinska, Felia Doubrovska, Leonide Massine e colegas como Rosella Hightower, os irmãos Golovine, Nina Vyroubova e George Skibine comprovam que a Dança Académico-Clássica, melhor designada a Grande Dança Teatral, atinge o estatuto de Arte Maior. (…)
Determinada em dar uma sólida preparação, até então inexistente, de nível internacional aos bailarinos profissionais do incipiente Bailado Português, funda, em 1958, o Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo (EEDC-AM), em Lisboa, o qual teve a seguinte premissa:
“Tenho um Ideal a alcançar que transcende o mero ensino: o de criar nos meus alunos uma dignidade humana e artística.” (…)
Em 1964 entra na recém fundada “Academia de Música de Santa Cecília” como Orientadora e Professora, na qual permanece até 1971, data da extinção da “secção de Dança”. No mesmo ano torna-se Directora Artística do “Grupo Experimental de ballet” da Associação do Centro Português de Bailado. (…)
Em 1968, funda, com os alunos do seu Estúdio-Escola, o “Grupo de Bailado de Anna Mascolo” (GBAM) com a finalidade de enquadrar os Alunos-Bailarinos na estrutura de uma pequena Companhia de Bailado e dimensionar a nível profissional a sua futura actividade, nomeadamente a preparação de reportório e a sua apresentação em temporadas regulares de Bailado e Ópera. Tal acontece com a Companhia Portuguesa de Ópera do Teatro da Trindade, fundada pelo seu director Dr. José Serra Formigal. (…)
Em 1978, é nomeada membro da comissão da reestruturação do Ensino Artístico em Portugal, pelo Ministério da Educação e Cultura/MEC. (….)
O Conselho Internacional da Dança/CIDD - UNESCO, em 1983, nomeia Anna Mascolo, sua Delegada Nacional, com a incumbência de fundar e presidir (eleita em Assembleia Geral) o Conselho Português da Dança. (…)
Através das “master classes”, conferências, artigos de jornais, entrevistas e críticas de bailado, tem comprovado a diversidade do seu conhecimento profissional, bem como o domínio de várias línguas
 
Fonte: Estúdio- Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo /EEDC-AM
 
******
 
Anna Mascolo recebeu, em 2012, o doutoramento Honoris Causa na área da Dança, atribuído pela Universidade Técnica de Lisboa. É assim distinguido o seu percurso artístico, académico e de investigação, bem como o seu trabalho em prol da Dança como arte maior.
É a primeira vez em Portugal que o colégio de doutores confere este título a uma pessoa proveniente da área da Dança.
 
Palavras de Anna Mascolo:
"Ser bailarino é fantástico, mas é uma profissão de grande exigência física e psíquica. Estamos permanentemente em luta connosco e isso é terrível. A dança quer sempre mais e não reconhece outra coisa que não a própria dança. Nunca é condescendente."
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...