Anna Mascolo (Nápoles, Itália, 1930).
Na sequência das
missões profissionais do pai vive em várias cidades italianas
até chegar a Zara (Dalmácia italiana), na qual permanece até 1939. Nesse ano
parte para Roma e em Agosto de 1940, já após a entrada de Itália em guerra,
chega a Lisboa e continua os seus estudos habituais na Escola Italiana (actual
Instituto Italiano de Cultura em Lisboa).
Do seu programa
didáctico fazia parte o Ensino Artístico. A professora Ruth Asvin que
ministrava a Dança, convida-a a potenciar essa disciplina na sua Escola Privada.
Contava então 11 anos. Alguns meses mais tarde o pai, que não aprova a sua
carreira na Dança, interrompe os seus estudos.
Aos 13 anos, sem
o conhecimento dos pais, matricula-se no Conservatório Nacional (Secção de
Dança). Em 1944, a convite da Directora do recém-constituído Círculo de
Iniciação Coreográfica, Margarida de Abreu, integra este grupo no qual veio a
ter acção decisiva na sua implantação e desenvolvimento. Em 1947, diploma-se no
Conservatório e, no ano seguinte, recebe o «Prémio Nova Geração».
Depois da Segunda
Guerra Mundial, actuam em Portugal as melhores companhias de bailado do mundo
que trazem artistas tais como Anita Bronzi, Nina Verchinina, René Bon, Serge
Lifar, Christiane Vaussard, Paul Szilard, George Balanchine, entre outros (com
os quais tem a oportunidade de estudar em Lisboa).
Determinada a dar
início a uma carreira profissional na tradição da Grande Dança
académico-clássica, para a qual é fortemente encorajada pelas supracitadas
personalidades, parte, de sua iniciativa, por períodos de dois a três meses,
desde 1948 a 1952, para Paris e Nápoles para estudar com Olga Preobrajenska, R.
Rouzanne, Lubov Egorova e Bianca Gallizia. (…)
Ingressa, em
1953, na companhia “Le Grand Ballet du Marquis de Cuevas” . Nesta Companhia, o
rigor e a exigência profissional, na sua plenitude, bem como a criatividade e
excepcional maturidade artística de mestres como Bronislava Nijinska, Felia
Doubrovska, Leonide Massine e colegas como Rosella Hightower, os irmãos
Golovine, Nina Vyroubova e George Skibine comprovam que a Dança
Académico-Clássica, melhor designada a Grande Dança Teatral, atinge o estatuto
de Arte Maior. (…)
Determinada em
dar uma sólida preparação, até então inexistente, de nível internacional aos
bailarinos profissionais do incipiente Bailado Português, funda, em 1958, o
Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo (EEDC-AM), em Lisboa, o qual
teve a seguinte premissa:
“Tenho um Ideal a alcançar que
transcende o mero ensino: o de criar nos meus alunos uma dignidade humana e artística.”
(…)
Em 1964 entra na
recém fundada “Academia de Música de Santa Cecília” como Orientadora e
Professora, na qual permanece até 1971, data da extinção da “secção de Dança”.
No mesmo ano torna-se Directora Artística do “Grupo Experimental de ballet” da
Associação do Centro Português de Bailado. (…)
Em 1968, funda,
com os alunos do seu Estúdio-Escola, o “Grupo de Bailado de Anna Mascolo”
(GBAM) com a finalidade de enquadrar os Alunos-Bailarinos na estrutura de uma
pequena Companhia de Bailado e dimensionar a nível profissional a sua futura
actividade, nomeadamente a preparação de reportório e a sua apresentação em
temporadas regulares de Bailado e Ópera. Tal acontece com a Companhia
Portuguesa de Ópera do Teatro da Trindade, fundada pelo seu director Dr. José
Serra Formigal. (…)
Em 1978, é
nomeada membro da comissão da reestruturação do Ensino Artístico em Portugal,
pelo Ministério da Educação e Cultura/MEC. (….)
O Conselho
Internacional da Dança/CIDD - UNESCO, em 1983, nomeia Anna Mascolo, sua
Delegada Nacional, com a incumbência de fundar e presidir (eleita em Assembleia
Geral) o Conselho Português da Dança. (…)
Através das
“master classes”, conferências, artigos de jornais, entrevistas e críticas de
bailado, tem comprovado a diversidade do seu conhecimento profissional, bem
como o domínio de várias línguas
Fonte: Estúdio- Escola de Dança Clássica
de Anna Mascolo /EEDC-AM
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Anna Mascolo recebeu, em 2012, o doutoramento
Honoris Causa na área da Dança, atribuído pela Universidade Técnica de Lisboa.
É assim distinguido o seu percurso artístico, académico e de investigação, bem
como o seu trabalho em prol da Dança como arte maior.
É a primeira vez em Portugal que o colégio de doutores confere
este título a uma pessoa proveniente da área da Dança.
Palavras de Anna Mascolo:
"Ser bailarino é fantástico,
mas é uma profissão de grande exigência física e psíquica. Estamos
permanentemente em luta connosco e isso é terrível. A dança quer sempre mais e
não reconhece outra coisa que não a própria dança. Nunca é
condescendente."
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