domingo, 26 de junho de 2016

ÁLVARO CASSUTO – Compositor e maestro





Álvaro Cassuto (Porto, Portugal, 1938).

É actualmente um dos mais conceituados maestros portugueses. Estudou direcção de orquestra com os mestres Pedro de Freitas Branco, Herber von Karajan, Franco Ferrara e Obi Kapellmeister. 

Em 1969 foi o vencedor do galardão Koussevitzky, tido como o mais importante prémio internacional para jovens maestros. 

Entre 1970 e 1992 dirigiu a Orquestra Sinfónica da RDP, após o que fundou a Nova Filarmonia Portuguesa, em 1993. 

Entre 1993 e 1999 dirigiu ainda a Orquestra Sinfónica Portuguesa e actualmente é o maestro titular da Orquestra do Algarve. 

Álvaro Cassuto viveu 18 anos nos Estados Unidos, onde foi professor de música na Universidade da Califórnia e director musical da Rhode Island Philharmonic e da National Orchestra of New York, antes de regressar definitivamente a Portugal em 1986. 

Entre outras, o maestro Álvaro Cassuto conduziu a Orquestra Sinfónica de Jerusalém e a Ra’anana Symphonette de Israel. Durante toda a sua carreira, o maestro Álvaro Cassuto tem sido um dos principais divulgadores da obra do compositor português Joly Braga Santos, seu amigo e colega.



in Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa


*********************


Algumas das suas obras: Sonatina, In Memoriam Pedro de Freitas Branco, Canticum in Tenebris, Em nome da Paz (ópera em um acto), Regresso ao Futuro, As Quatro Estações para piano e orquestra, For Raanana.



Palavras de Álvaro Cassuto:
"Sou muito exigente, não tolero facilitismos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...