segunda-feira, 27 de junho de 2016

ANTÓNIO MONTÊS – Museólogo e Publicista






António Montês (Caldas da Rainha, Portugal,1896 – Lisboa, 1967).

Grande museólogo e publicista, coube-lhe a honra de ter sido o fundador e primeiro director do Museu José Malhoa, um dos museus de maior interesse do país, sobretudo no que concerne a escultura, estatuária e louça das Caldas.

Estudou engenharia na Universidade de Coimbra. Foi Conservador dos Museus, no Museu Nacional de Arte Antiga. Foi director da Sociedade de Belas Artes, e no tempo de Sidónio Pais desempenhou o lugar de administrador dos concelhos de Óbidos e Caldas da Rainha.

Tendo com homem eminentemente inteligente que era, proferido diversas palestras e conferências através do país, socorrendo-se quase sempre da arte como tema.

Deve-se -lhe a iniciativa dos monumentos levantados nas Caldas da Rainha a Rafael Bordalo Pinheiro (escultura de Teixeira Lopes e plinto do arquitecto José Luís Monteiro, em 1926); José Malhoa (escultura de Costa Mota e plinto do arquitecto Paulino Montês, 1927); e ainda o monumento à rainha D.Leonor, a cuja comissão presidiu, erguido nas Caldas da Rainha em 1935 (escultura de Francisco Franco e base do arquitecto Cristino da Silva).

Como prémio pelo seu valor foi-lhe concedido o grau de oficial da Ordem Militar de Cristo e da Ordem da Instrução Pública, além do título de comendador da Deutsche Adler, da Alemanha.



Fonte: Dicionário da Literatura Portuguesa (excertos)
Imagem: Retrato de António Montês de autoria de José Malhoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...