quarta-feira, 29 de junho de 2016

MANUEL PAIVA BOLÉO – Filólogo, Linguista e Professor Catedrático.





Manuel Paiva Boléo (Idanha-a-Nova, Portugal, 1904 – Coimbra, Portugal, 1992).

Fez a instrução primária em Pedrógão Grande para onde a família se mudou, provavelmente em 1911.
Frequentou a Universidade de Coimbra, onde concluiu todas as cadeiras dos Cursos de Filologia Românica e Filologia Clássica.
A par das Letras frequentou e fez exames do curso de Direito, de que desiste no 3º ano, optando definitivamente pelas Letras.

Publicou, no "Correio de Coimbra" o seu primeiro artigo com o título: «Tuna e Orfeão Académico de Coimbra. A sua viagem a Espanha. Notas de um excursionista».

Católico convicto, publicou em "Estudos" o seu primeiro artigo de fundo sobre «A Igreja, a questão social e a democracia cristã». E ainda, como estudante, publicou, na "Biblos", o seu primeiro trabalho científico: «Génese do conceito de "tempo passado" e sua expressão nas línguas românicas.

Exerceu as funções de leitor de língua e literatura portuguesas na Universidade de Hamburgo.

Doutora-se brilhantemente com a dissertação «O Perfeito e o Pretérito em Português em confronto com as outras línguas românicas».

Em 1942 é lançado o seu pioneiro Inquérito Linguístico (ILB), conhecido como Inquérito Linguístico Boléo.

A convite da Universidade de Barcelona leccionou um curso intensivo de Filologia Portuguesa, integrado no curso de férias organizado por essa Universidade, em Ripoli (Itália).

Em 1946 visitou a Suíça, onde se encontrou com Karl Jaberg e Jacob Jud.

Em 1948 fez a primeira viagem ao Brasil, país com o qual manteve sempre profundas amizades culturais.

Pertenceu à Direcção do Instituto de Alta Cultura e proferiu conferências no «IV Congresso Internacional de Ciências Onomásticas» (Upsala) e no «VII Congresso Internacional de Linguistas» (Londres)

Participou em São Paulo no «II Colóquio de Estudos Luso-Brasileiros», onde apresentou uma comunicação sobre as relações entre o Continente, os Açores e o Brasil.

Foi convidado pelo Linguaphone Institute (Reino Unido) para preparar, em colaboração com Prof. Jacinto do Prado Coelho e Prof. Sousa Rebelo, uma nova edição do «Curso de Português».

Em 1971, participou «XIII Congresso Internacional de Linguística e Filologia Românicas», realizado no Canadá.

Em 1974 proferiu a sua última lição, jubilando-se.

Em1990 foi condecorado pelo Governo Português com a Grã Cruz da Ordem Militar de Sant´Iago da Espada.




Fonte: O Leme (excertos e adaptação)

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...