terça-feira, 11 de outubro de 2016

ESCRITORES MORALISTAS





ESCRITORES MORALISTAS


São considerados escritores Moralistas aqueles que partindo da realidade psicológica do homem, isto é, aqueles que perscrutando a natureza humana nos seus hábitos e tendências, põem em relevo através dos seus escritos a parte moral do mesmo homem; aqueles que no seu contacto com os leitores sejam capazes de lhes transmitirem uma mensagem moral que predomine sobre os demais. 

Os primeiros autores gregos considerados Moralistas, foram: Homero, Hesíodo, Sólon, Platão, Aristóteles, Plutarco e Teofrasto. 

Em Roma contam-se entre os principais, Cícero, Epicteto e Marco Aurélio. 

Em França, Montaigne, La Fontaine, Pascal, La Rochefoucaud e La Bruyère. 

Em Portugal, os primeiros terão sido o nosso rei D. Duarte, autor do Leal Conselheiro, e seu irmão, o infante D. Pedro, com a Virtuosa Benfeitoria

Outros: D. Francisco de Portugal, com as Sentenças; D. Francisco Manuel de Melo, com a Carta de Guia dos Casados e Apólogos Dialogais; Padre Manuel Bernardes, com a Nova Floresta, e o Padre Manuel da Costa, com a Arte de Furtar.



in “Literatura Portuguesa”



Imagem: D.Duarte, rei de Portugal (Viseu, 1391-Tomar, 1438). Foi um dos primeiros escritores portugueses considerados moralistas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...