quarta-feira, 5 de outubro de 2016

GUILHERME COSSOUL – Compositor e Bombeiro Voluntário





Guilherme Cossoul (Lisboa, Portugal, 1828 – 1880).

O compositor Guilherme Cossoul foi imortalizado na toponímia lisboeta por ser o fundador da Associação dos Bombeiros Voluntários de Lisboa em 1868. 

Foi um compositor e instrumentista, filho do violinista João Luís Olivier Cossoul e da pianista Virgínia Tomassu. 

No ano de 1868 frequentava a Farmácia Azevedo na Praça D. Pedro (hoje Praça D. Pedro IV, vulgarmente designada como Rossio), onde se reuniam várias personalidades e protagonizou uma acesa discussão com o vereador do Serviço de Incêndios, Dr. Isidoro Viana, para que se organizasse uma Companhia de Voluntários Bombeiros a exemplo do que se fazia no estrangeiro. 

Cossoul soube contagiar os ouvintes, fez propaganda e, nesse mesmo mês, promoveu uma reunião no edifício da Abegoaria Municipal, onde estava instalada a Inspecção dos Incêndios, que gerou a formação da Companhia de Voluntários Bombeiros, sob o lema «Humanitas, vita nostra tua est». 

Guilherme Cossoul foi nomeado Capitão-Chefe dos Bombeiros Voluntários e empossado Comandante da nova Companhia, cujo quartel foi uma casa arrendada na Travessa André Valente, para o qual se recrutaram condutores e os aguadeiros dos Chafarizes de São Paulo, Rua Formosa (actual Rua de O Século), Tesouro Velho e Carmo, com exercícios marcados para todas as quintas-feiras. 

D. Carlos tornou-se sócio e, o primeiro exercício público, com bomba, foi na tarde de 18 de Outubro de 1868 no pátio da Abegoaria Municipal e o baptismo de fogo dos novos bombeiros deu-se na madrugada de 22 de Outubro de 1868, no edifício das Tercenas. 

Foi instrumentista na Real Câmara e na Orquestra de São Carlos, para além de ter composto 37 obras musicais das quais se destacam as óperas cómicas «A Cisterna do Diabo» (1850), «O Arrieiro» (1852) e «O Visionário do Alentejo», para além de um «Te-Deum» (1885) dedicado a D. Pedro V e uma Missa para a sua aclamação (1856). 

A partir de 1861 foi também professor de violoncelo do Conservatório de Lisboa, instituição de que será director da Escola de Música dois anos mais tarde. 

Já aos 14 anos Guilherme dirigira a orquestra dos amadores da Assembleia Filarmónica. 

Em 1843 entrou para a Irmandade de Santa Cecília, de onde transitou para a Orquestra de São Carlos como segundo violoncelo até em 1858 ser nomeado maestro. 

Em 1849 foi nomeado músico da Real Câmara. 

Cossoul organizou ainda uma sociedade de concertos populares no Casino Lisbonense, no então Largo da Abegoaria (hoje Largo Rafael Bordalo Pinheiro).



in “Toponímia de Lisboa” - CML



*************************


A Cossoul (Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul) é uma instituição privada de utilidade pública fundada a 7 de Setembro de 1885 por 47 amadores de música e admiradores de Guilherme Cossoul, compositor e violoncelista português do século XIX. É actualmente uma das mais antigas e prestigiadas associações de Lisboa, tendo vindo a desenvolver a sua actividade nas diversas áreas culturais e artísticas.



in “Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul”




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...