sábado, 22 de outubro de 2016

PÁRTENON – Atenas





O PÁRTENON (447-432 a.C.) está situado no cimo da Acrópole, em Atenas. Talvez o maior monumento da época clássica (650-323 a.C.), resume o máximo refinamento do templo dórico. 

O invulgarmente largo plano rectangular mede trinta e um por sessenta e nove metros; o peristilo, a área de oito por dezassete colunas que rodeia o templo, contém duas divisões dentro de sólidas paredes de cantaria; a sala maior, ou naos, com a sua colunata interior de suporte, continha a estátua da deusa padroeira Atena. 

O mármore branco local do Pentélico era o material perfeito para os vivos pormenores do projecto e execução dos baixos-relevos do friso e do pórtico. 

O edifício foi sujeito a meticulosos refinamentos de proporção e geometria, conhecidos por entasis, para manter uma aparência de exacto alinhamento. As linhas aparentemente perpendiculares e horizontais são, na realidade, inscritas em planos curvos ou inclinados, para corrigir a ilusão de óptica da distorção da perspectiva.



in “Arquitectura” de Neil Stevenson”


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...