segunda-feira, 24 de outubro de 2016

NADIR AFONSO – Pintor, arquitecto e filósofo




Nadir Afonso (Chaves, Portugal, 1920 - Cascais, 2013).

Com apenas quatro anos de idade pintou a vermelho um círculo bem delineado nas paredes da sala da sua casa e aos catorze anos realizou as primeiras pinturas a óleo.

Depois de concluídos os estudos liceais em Chaves, partiu para o Porto, em 1938, a fim de ingressar no curso de Pintura da "Escola de Belas Artes do Porto".

Em 1940, estreou-se a expor. Nos anos seguintes, os do Período Surrealista da sua pintura, participou em todas as exposições do Grupo dos Independentes, até 1946, na IX Exposição de Arte Moderna do Secretariado Nacional de Informação (1944), em Lisboa, e na Missão Estética de Évora (1945).

Em 1946 fixou-se em Paris. Nesta cidade frequentou a "École des Beaux-Arts"  e colaborou no atelier do famoso arquitecto Le Corbusier.

Em 195 trocou a Europa pelo Brasil, onde trabalhou com o arquitecto Oscar Niemeyer (1907- 2012), designadamente nas comemorações do IV Centenário da Cidade de S. Paulo.

Quatro anos volvidos regressou a Paris.

Em 1970 publicou "Mécanismes de la Création Artistique", foi tema de uma exposição retrospectiva no "Centre Culturel Portugais" da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris. 

Em 1974 viajou para o outro lado do Atlântico, expôs em Nova Iorque e publicou "Aesthetic Synthesis". Em 1983 publicou "Le Sens de l'Art" e em 1996 produziu painéis para a estação dos Restauradores do Metropolitano de Lisboa.

Em 2010 realizou-se uma grandiosa exposição da sua obra intitulada "Nadir Afonso Sem Limites", patente no "Museu Nacional Soares dos Reis", no Porto, e no "Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado", em Lisboa. 

A pintura da Nadir tem sido exibida em mais de uma centena de exposições e está representada em importantes museus de cidades portugueses e estrangeiras. 



Fonte: Universidade do Porto (excertos)



**************


Palavras de Nadir Afonso:

”Se tiver um metro quadrado de espaço para trabalhar sou tão feliz como numa grande cidade."





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...